Manutenção do contrato do fies (Aditamento de Renovação do Contrato). 

O aluno deve saber que assinou um contrato de financiamento estudantil e, enquanto continuar estudando, deverá a cada semestre efetuar a renovação dentro do prazo estabelecido no SisFIES sob pena de perder o referido financiamento. O principal requisito para a renovação do FIES é a renovação da matrícula na Instituição de ensino no prazo estabelecido pela direção. Só assim estará o aluno em condições de renovar o financiamento estudantil.

Conforme o Art. 17 da portaria nº 10 de 30 de abril de 2010, é de inteira responsabilidade do estudante a observância dos prazos estabelecidos nesta portaria e o acompanhamento de eventuais alterações.

A renovação do contrato é feita por meio do sistema informatizado do FIES.  A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) verificará se a matrícula foi renovada no prazo estabelecido e solicitará a renovação do seu contrato e você fará a confirmação dos dados no sistema SisFIES.

Verifique junto à agência bancária onde firmou o contrato do FIES para certificar se existe alguma taxa trimestral do referido financiamento estudantil a ser paga. Uma taxa em débito impede a finalização do aditamento.

Os alunos que possuem contratos novos, ou seja, nunca fizeram aditamento de renovação do contrato, procurem o setor de financiamento estudantil, caso tenham alguma dúvida.

Valores da semestralidade para o aditamento 2017:

     Valor da Semestralidade sem desconto:            R$ 6.660,00
     Valor da Semestralidade com desconto:            R$ 6.360,00
     Valor da Semestralidade atual  com desconto:   R$ 6.360,00

Observação: o aluno que desejar incluir dependências e ou adaptações, para serem custeadas pelo FIES ou informar dispensas a serem abatidas no valor do contrato, poderá solicitar através de requerimento feito junto à secretaria e entregue ao setor responsável pelo financiamento estudantil em tempo hábil para que os valores sejam atualizados. Lembramos que na hipótese de incluir dependências ou adaptações a renda do fiador deverá comportar tal inclusão, caso no seu contrato seja obrigatório o fiador.

Veja como funcionam os procedimentos:

  • você terá até 20 (vinte) dias contados a partir da data de conclusão da solicitação para validar as informações do seu curso e os valores da semestralidade
  • se alguma informação estiver incorreta, procure a CPSA para realizar as correções e solicite o reinício do processo de aditamento;
  • se as informações estiverem corretas, seu aditamento poderá ser feito. Somente após a confirmação, você saberá se ele é SIMPLIFICADO ou NÃO SIMPLIFICADO.
  • para aditamento simplificado: você poderá comparecer a CPSA para retirar uma via do documento de regularidade de matrícula, se desejar guardar consigo uma cópia;
  • para aditamento não simplificado: você deverá comparecer a CPSA para retirar sua DRM assinada e depois deverá dirigir-se ao agente financeiro, no prazo estabelecido na DRM, munido dos seguintes documentos:

Estudante: originais e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, se solteiro, certidão de nascimento, se casado, certidão de casamento.

Caso o seu contrato for através de fiança convencional deverá dirigir-se ao agente financeiro acompanhado pelo fiador e seu cônjuge.

Documentos do fiador e cônjuge: originais e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovantes de rendimentos (3 últimos), se solteiro, certidão de nascimento, se casado, certidão de casamento.

Observação: Só será considerado resolvido quando o estudante apresentar à CPSA uma cópia do termo aditivo fornecido pelo agente financeiro.

INSTRUÇÕES PARA NOVOS CONTRATOS
ATENÇÃO: A Fadivale solicitou sua participação no Processo Seletivo do FIES (referente ao 2º semestre de 2017) com 60 vagas para o turno noturno e 8 vagas para o matutino. No entanto, o governo disponibilizou, nesta data, apenas 9 vagas para o turno noturno e 8 vagas para o turno matutino. Infelizmente, a redução de vagas ofertadas aconteceu com todas as instituições de ensino a nível nacional.

Para novos contratos no 2º Semestre de 2017, o período de inscrição é de 25 a 28 de julho. O resultado da pré-seleção na chamada única e lista de espera será divulgado no dia 31 de julho pelo Ministério da Educação.

Os alunos pré-selecionados deverão efetuar a conclusão da inscrição entre os dias 1º e 7 de agosto.

Os estudantes participantes da Lista de Espera que forem pré-selecionados deverão concluir sua inscrição no SisFies no prazo de 5 dias úteis, a contar da divulgação da sua pré-seleção do Fies Seleção (1º/08 a 3/09).

Para novos contratos a renda per capita (por pessoa) não pode ultrapassar 3 salários-mínimos (R$ 2.811,00).  
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 Regras para utilização do Fundo Garantidor (FGEDUC) – Sem fiador.    Os alunos que pretendem efetuar a inscrição sem a necessidade de apresentação de fiador, ou seja, utilizar-se do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), mantido pelo FIES juntamente com a Instituição de Ensino, devem obedecer a seguinte regra: a renda por pessoa não pode exceder 1,5 salário-mínimo (R$ 1.405,50), ao contrário não poderá utilizar-se deste recurso. Aos que deverão utilizar-se da apresentação do fiador (fiador convencional), deverá informar um ou mais fiadores cuja soma dos rendimentos informados sejam maior ou igual a duas vezes o valor da mensalidade (R$ 2.120,00).

1º Passo: Inscrição no SisFIES

Acesse http://fiesselecao.mec.gov.br e informe os dados solicitados.
Obs: Caso seja o seu primeiro acesso para se inscrever selecione o link primeiro acesso.
 
 OBS:  
 a) Tenha sempre em mãos o número do seu CPF
 b) Anote a senha gerada para o acesso, pois, a partir da inscrição, em qualquer procedimento relacionado com o Fies ela será solicitada.
 c) Informe o valor da semestralidade sem desconto e com desconto válidos para o ano de 2017:
     Valor da Semestralidade sem desconto:            R$ 6.660,00
     Valor da Semestralidade com desconto:            R$ 6.360,00
     Valor da Semestralidade atual  com desconto:   R$ 6.360,00

RESULTADO (31/08)

A lista dos pré-selecionados será divulgada pelo MEC com classificação por pontuação, levando em conta a média do Enem e como critério de desempate a nota da redação no exame.

Passo: Validação das informações (observar os documentos solicitados e o prazo para apresentá-los)” color=”Default”]

 ATENÇÃO:
Devem apresentar a documentação na Instituição os pré-selecionados conforme o número de vagas por turno, de acordo com a data e horário estabelecidos pelo MEC. 
Imprima o comprovante de inscrição, no final do preenchimento. O documento deverá ser apresentado à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) no setor do FIES da Instituição de ensino, das 08:00 as 10:00 e 13:00 as 16:00 horas.
(TODOS OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER APRESENTADOS COM ORIGINAL E CÓPIA JUNTAMENTE COM O COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO, NA DATA LIMITE DE APRESENTAÇÃO CONSTANTE DO MENCIONADO COMPROVANTE).
Documentos a serem apresentados pelo estudante: 
DO GRUPO FAMILIAR:
a) Documento de identificação de todos os integrantes do grupo familiar;
b) CPF;
c) Comprovante de residência(conta de água,  luz, telefone e etc);
d) Caso seja aluguel, apresentar os 3 últimos recibos; Caso seja imóvel cedido, apresentar a declaração de cessão;
e) Os 3 últimos comprovantes de rendimentos, para rendimento fixo. Caso receba hora extra ou comissão apresentar os 6 ultimos comprovantes de rendimento, para apuração da média salarial;
f) No caso de autônomos, apresentar o DECORE (documento feito por um contador) com efeito de comprovante de rendimentos ou declaração de imposto de renda acompanhada do recibo de entrega;
g) Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio;
h) Apresentar certidão de casamento (se casado) ou a certidão de casamento dos pais (caso seja solteiro).

3º Passo: Contratação do financiamento(agente financeiro)

Após a validação das informações pela CPSA, o estudante receberá um documento chamado Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) assinado pelo presidente da CPSA da Instituição e pelo estudante, que deverá apresentá-lo à agência bancária informada no ato da inscrição, juntamente com a documentação pessoal e do(s) fiador(es).
OBS: O(s) fiador(es) deverão comparecer ao banco no mesmo ato.
Só será considerado concluído todo processo quando o aluno apresentar à tesouraria da FADIVALE uma cópia do contrato de financiamento fornecido pela agência bancária.